Ler blogposts no Kindle

A leitura de blogs no ecrã pode ser excruciante, especialmente se seguirmos religiosamente a longa escrita do Orac ou se quisermos absorver com calma as técnicas para detectar tetralogia ou mesmo aprender algo sobre o universo. Se longos posts são complicados de seguir diariamente – recorro geralmente a uma agregador de feeds, uso o Reeder para Mac que sincroniza a minha conta no google reads – nem sempre temos tempo ou paciência ou olhos para ler tudo no ecrã de um computador. 

Existem hoje em dia uma quantidade de serviços excelentes para guardar páginas para ler mais tarde. O Read it Later, tem agora uma app para Mac, para além da app já existente no iPad. Existe também o Readability com uma versão gratuita, embora com limites de textos por mês. Apesar de ambos terem um layout muito limpo e simples, eliminando todo o tipo de lixo visual associado a qualquer página web, o problema da leitura num ecrã luminoso é incontornável.

Existem blogs na web que oferecem a possibilidade de subscrição, via Amazon, através do pagamento de uma pequena quantia por mês. Mas o problema é que o serviço não está disponível para a Europa.

O Send to Reader é uma aplicação que se pode associar ao browser e através de uma conta gratuita, enviar uma página imediatamente para o Kindle. Existe a possibilidade ainda de, através de uma subscrição de 5$/mês, configurar o envio de um blog específico para o Kindle sempre que este for actualizado ou então optar pelo envio de um conjunto de blogposts semanalmente. O modo subscrição permite adicionar um número ilimitado de blogs à conta.

Uma outra solução é aquela que uso actualmente, o Instapaper. Através de um botão no browser (instalando para isso a extensão do Firefox ou Safari ou Chrome) ou no Reeder (leitor de feeds), envio os blogposts ou páginas com textos longos para o Instapaper, ficando armazenados na minha conta. Configurei o Instapaper para enviar todas as semanas um conjunto de textos para o endereço Kindle através do endereço associado à minha conta Amazon.

O Kindle tem um endereço electrónico associado à nossa conta. Esse endereço serve, por exemplo, para que nos enviem documentos que são automaticamente convertidos num formato Kindle. Para verificar e configurar esse endereço, basta ir à vossa conta na Amazon, entrar na secção “gerir o seu kindle” e configurar as definições de documentos pessoais [Your Account – Digital Content – Manage your Kindle – Personal documents settings]. Podemos personalizar o nosso endereço com o nome que quisermos. Assim, hipoteticamente, posso atribuir o nome josefina@kindle.com à minha conta.

A conversão de documentos é um serviço pago, mas não quando usamos o endereço @free.kindle.com. Ou seja, sempre que um documento é enviado para a minha conta usando o josefina@free.kindle.com em vez do @kindle.com, não pago rigorosamente nada! Tenho de entanto de fazer a transferência via wi-fi e não através de 3G.

Há, no entanto, um passo importante. Convém adicionar o endereço do Instapaper à lista de endereços aprovados na Amazon, caso contrário, o Kindle não recebe documentos de qualquer endereço. Através desta página no Instapaper os passos a seguir são bastante simples e há a possibilidade de gerir com que regularidade os documentos são enviados para o Kindle

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s