eBooks legalmente gratis

Como já tive a oportunidade de escrever várias vezes, existem livros digitais gratuitos disponíveis todos os dias. Não falo dos livros de autores de domínio público – para isso, o projecto Gutenberg continua a ser o melhor local para obter os livros, embora existam versões disponíveis na Amazon (sim, em português).

Existem vários blogs e sites que disponibilizam regularmente listas com livros actuais a valor 0. A maneira mais fácil de ter acesso a estas listagens é recorrer a um leitor de rss feeds, como o google reader e verificar todos os dias os livros que interessam. Há várias vantagens para recorrer a estes blogs e sites. Existem pessoas que se dedicam a criar listagens com informação importante, como género, em que loja (no caso das Amazon locais, como a .de ou .uk) o livro está disponível e ainda qual é a média da avaliação dos leitores.

São informações bastante importantes especialmente para quem faz uma selecção daquilo que compra, mesmo que não custe absolutamente nada. Por exemplo, já não é a primeira vez que me acontece comprar um livro de ficção cristã (não, não estou a falar da Bíblia) e só me dar conta quando estou a ler: Deus é responsável por ter feito chover naquele dia em especial para que as personagens principais se pudessem conhecer, mas assobia para o lado quando uma mulher morre de cancro…

A avaliação é também interessante. Um livro que tenha 150 avaliações, delas 100 são 5 estrelas e as restantes de 4 estrelas, também me influenciam a “comprar” o livro. É que na maioria das vezes, os autores são absolutamente desconhecidos e nem sempre a sinopse é elucidativa. Algumas das críticas negativas podem também ser importantes para a decisão. Um livro sem avaliação é também um sinal que o livro em questão é recente e provavelmente o autor é independente (ou seja, não foi submetido à avaliação de um editor).

O que é importante notar, é que estes títulos a custo 0 não permanecem sempre a 0 e nem sempre estão a preço 0 para o mercado internacional. Acontece o mesmo para os livros não gratuitos. Alguns dos preços mais apelativos, por exemplo a 1,99$ nos EUA passam rapidamente para 5.99$ quando vejo com a minha conta (associada a uma morada portuguesa). Convém sempre verificar o preço antes de clicar no botão comprar.

Nem todos os Blogs ou sites que se seguem anunciam exclusivamente eBooks gratuitos. Muitos deles abordam questões várias sobre a revolução digital. Muitos deles oferecem links directos para a Amazon com as predefinições segundo género ou de maneira a deixar de fora os livros de domínio público. E é óbvio que a maioria dos livros são em língua inglesa.

Free eBook Deal – Infelizmente não oferece a possibilidade de subscrever a rss feed. Oferece sim uma subscrição via e-mail que antes permitia a visualização dos livros com capa e género. Actualmente, porque o tempo em que o livro está gratuito é tão curto, que optaram por enviar apenas o link para a página. Novos livros são adicionados ao longo do dia e há a possibilidade de escolher entre o género na barra lateral.

Kindle Review – Provavelmente um dos melhores blogs, já que faz uma selecção dos livros oferecidos, por género, com informações sobre a avaliação, tamanho e por vezes com comentários hilariantes.

Free Books for Kindle

Kindle Nation Daily

The Kindle Reader

eBook Newser

Books on The Knob

Kindle Post – Blog oficial da Amazon sobre novos títulos e não necessariamente livros gratuitos

Ler eBooks – Em português, um blog sobre a leitura digital em geral.

eBook Portugal – Também em português, notícias sobre o mundo digital em Portugal e no mundo.

Anúncios

Um pensamento sobre “eBooks legalmente gratis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s